Jogo responsável
Os jogos on-line são concebidos como um produto de entretenimento, mas as pessoas muitas vezes se deixam levar. É por isso que a missão do giocoplinko.com é informá-lo sobre os aspectos positivos e os possíveis riscos de se jogar além dos limites.
Algumas pessoas acham difícil parar depois de começar e essa continuidade da experiência, embora divertida até certo ponto, pode ter um impacto social, financeiro e pessoal negativo. Os jogadores que passam muito tempo fazendo isso sem perceber, e antes que se deem conta, começam a apresentar sintomas de comportamento problemático com relação ao jogo.
Isso pode acontecer com qualquer pessoa, mas a boa notícia é que, seguindo as práticas estabelecidas de jogo responsável, qualquer problema em potencial pode ser abordado e resolvido de forma rápida, confiável e indolor. A primeira etapa para lidar com um problema é reconhecer que você tem um problema.
Eu tenho um problema com jogos de azar?
Determinar se você tem um comportamento de jogo excessivo não é nada difícil. Basta responder a um questionário simples que, se respondido com honestidade, lhe dará uma resposta confiável que poderá ser usada para lidar com qualquer problema de jogo em potencial que você possa ter.
- Você joga às custas de seus compromissos sociais, pessoais ou profissionais?
- Você sente a necessidade de continuar jogando após cada perda?
- Você é assombrado por pensamentos sobre o jogo?
- Você sente vontade de jogar em horários impróprios?
- Você já ignorou outro aspecto de sua vida para jogar?
- Você se sente inclinado a roubar ou mentir para continuar jogando?
- Você joga além de suas possibilidades e do que poderia pagar por qualquer outro passatempo?
- Você já pediu dinheiro emprestado ou vendeu bens para aumentar sua conta de jogo e continuar apostando?
- Você já mentiu para outras pessoas sobre seu jogo?
- Você já sentiu a necessidade de recuperar suas perdas e continuou tentando por longos períodos de tempo?
Todos os itens acima são indicadores que podem ajudá-lo a identificar um problema e cortá-lo pela raiz. Algumas pessoas acreditam que o questionário pode induzir ou foi projetado especificamente para causar vergonha na pessoa que o preenche. No entanto, ele é apenas um material útil para ajudar a resolver um problema antecipadamente. Ele não deve ser uma fonte de vergonha, ansiedade ou estigma, e não é.
Como posso evitar me tornar uma vítima do problema do jogo?
Evitar um problema significa desenvolver hábitos saudáveis, assim como escovar os dentes reduziria o risco de cáries. Ensinar a si mesmo esses hábitos e, de fato, iniciar suas sessões de jogo com algumas regras simples em mente permitirá que você jogue em um ritmo moderado e comedido sem nenhum risco ou prejuízo ao seu bem-estar. Aqui está o que geralmente é considerado uma abordagem saudável e sustentável para o jogo.
- Defina um limite de depósito
Um limite de depósito pode ajudá-lo a controlar o quanto você gasta. Certifique-se de definir um limite para o valor de seu depósito mensal. Dessa forma, você sempre poderá controlar o quanto gasta.
- Jogue com um orçamento
Assim como um limite de depósito, um orçamento pode ajudá-lo a pensar sobre como gastar seu dinheiro. Ter um orçamento fixo significa que você vai querer extrair mais valor de entretenimento de suas sessões.
- Autoexclusão
Se você tem uma personalidade compulsiva, pode se autoexcluir para garantir que não precise se entregar a um hobby potencialmente prejudicial.
- Faça uma pausa
Você já jogou demais? Não há motivo para não fazer uma pausa. Seja por algumas horas, um dia ou uma semana, você controla o tempo que passa jogando.
- Não jogue AFK
Algumas pessoas abusam do recurso de reprodução automática e, muitas vezes, acabam se desligando (afastando-se do teclado). A melhor maneira de aproveitar o jogo é manter o foco e aproveitar ao máximo o tempo gasto. Dessa forma, você não ficará querendo mais ação no jogo e, possivelmente, não ultrapassará seus limites.
- Não gaste muito
Novamente, é importante saber quanto você pode gastar com o jogo. Pergunte a si mesmo quanto gastaria em saídas, roupas novas, jogos de tabuleiro ou videogames. Esse valor excede o que você gasta com o jogo? Se sim, talvez seja melhor reduzir um pouco.
O que devo fazer se tiver um problema com jogos de azar?
Quando você percebe que tem um problema, não precisa se alarmar. Existem métodos comprovados para ajudá-lo a encontrar ajuda e assistência. Muitos jogadores patológicos acham que sua condição atrairá críticas e estigma, mas a verdade é que as práticas sustentáveis de jogo são promovidas e apoiadas e a ajuda é dada àqueles que precisam. Como você pode lidar com o problema?
- Encontre uma linha de apoio
Há muitas linhas de ajuda disponíveis. Elas lhe proporcionarão compreensão, apoio e, o mais importante, a oportunidade de fazer consultas anônimas. Muitas pessoas valorizam isso mais do que qualquer outra coisa e precisam manter seus detalhes confidenciais antes de decidir a melhor forma de lidar com seus problemas.
- Participe de um grupo de apoio
Os grupos de apoio são úteis porque você pode encontrar apoio emocional e prova de que não está sozinho. Trabalhar para atingir metas como "ficar limpo" são métodos eficazes e comprovados. No entanto, a maioria das pessoas ainda é propensa ao vício, o que, desde que a pessoa esteja no controle e consciente disso, não deve ser um problema.
- Estabelecer uma meta para se tornar um padrinho
Muitas pessoas acham mais fácil lidar com o vício se ajudarem outras pessoas. A responsabilidade adicional de cuidar dos outros tem uma base evolutiva comprovada para o sucesso, como a paternidade. Os patrocinadores têm uma probabilidade estatisticamente menor de jogar, pois consideram muito mais gratificante ajudar os outros.
- Não hesite em entrar em contato
Seja na BeGambleAware ou na GamCare, você não deve hesitar em dar o primeiro passo. Entre em contato e peça ajuda hoje mesmo se achar que está sofrendo danos relacionados ao jogo.